sábado, 31 de março de 2012

O café

O café é uma bebida  produzida a partir dos grãos torrados do fruto do cafeeiro.. É servido tradicionalmente quente, mas também pode ser consumido gelado. O café  por possuir cafeína , é estimulante.

A história do café começou no século IX. O café é originário das terras altas da Etiópia e espalhou –se  para o mundo através do Egito e da Europa. Contam que um pastor chamado Kaldi observou que seus carneiros ficavam mais espertos ao comer as folhas e frutos do cafeeiro. Experimentou os frutos e sentiu maior energia. Um monge da região, informado sobre o fato, começou a utilizar uma infusão de frutos para resistir ao sono enquanto rezava. Parece que as tribos africanas, que conheciam o café desde tempos antigos. Moíam os grãos e faziam uma pasta utilizada para alimentar aos animais e aumentar as forças dos guerreiros. Seu cultivo se estendeu pelo Mundo Árabe.

O café no entanto teve inimigos mesmo entre os árabes, que consideravam suas propriedades contrárias às leis do profeta Maomé. No entanto, logo o café venceu essas resistências e até os doutores maometanos aderiram à bebida para favorecer a digestão, alegrar o espírito e afastar o sono. A formação da cultura em torno do café e cafés remonta ao século XIV Turquia.

Surge em Constantinopla a primeira loja de café, produto que para se espalhar pelo mundo se beneficiou, primeiro, da expansão do Islamismo e, em uma segunda fase, do desenvolvimento dos negócios proporcionado pelos descobrimentos.

Por volta do séc. XVII, o café foi introduzido em Veneza, mas a bebida, considerada maometana, era proibida aos cristãos e somente foi liberada após o papa Clemente VIII provar o café. J

Na Inglaterra, foi aberta a primeira casa de café da Europa ocidental. De seguida cabe a vez Paris inaugurar a sua primeira casa de café. Foi precisamente na França que, pela primeira vez, se adicionou açúcar ao café, o que aconteceu durante o reinado de Luís XIV, a quem haviam oferecido um cafeeiro.

Na sua peregrinação pelo mundo o café chegou a Java, alcançando posteriormente os Países Baixos e, graças ao dinamismo do comércio marítimo holandês executado pela Companhia das Índias Ocidentais, o café foi introduzido no Novo Mundo.

Ingleses e portugueses tentaram a sua sorte nas zonas tropicais da Ásia e da África.

No final dos séculos XVII e XVIII, os cafés tornaram -se pontos de encontro para artistas, escritores e socialites e também o centro de muita atividade política e comercial.



Os estabelecimentos comerciais na Europa consolidaram o uso da bebida do café, e diversas casas de café ficaram mundialmente conhecidas, como o Café Nicola, em Lisboa, onde se encontravam políticos e escritores, sendo de realçar o poeta Bocage, o Virgínia Coffee House, em Londres, e o Café de La Régence em Paris, onde se reuniam nomes famosos como Rousseau, Voltaire, Richelieu e Diderot. Por exemplo, Les Deux Magots em Paris, agora uma atração turística popular, foi associada com os intelectuais Jean-Paul Sartre e Simone de Beauvoir.


Cultura do café descreve uma atmosfera social ou uma série de comportamentos sociais associados que depende muito de café, especialmente como lubrificante social. O termo também se refere à difusão e adoção de café como um estimulante amplamente consumida por uma cultura .
 Elementos de cafés de hoje (serviço de gourmet ritmo mais lento, ambientes decorados com bom gosto, ou saídas sociais, tais como noites de microfone aberto) têm suas origens nos primeiros cafés, e continuam a fazer parte do conceito de cultura do café.







Outros aspetos da cultura do café incluem a presença de acesso à Internet sem fios gratuita para os clientes, muitos dos quais fazem negócios nestes locais durante horas em uma base regular.


A cafeina pode ter benefícios e malefícios :
Esta chega às células do corpo em menos de vinte minutos após a ingestão do café. No cérebro, a cafeína aumenta a influência do neurotransmissor chamado dopamina.

Entre os malefícios causados pelo consumo excessivo de café podemos nomear:
ü  Causa enfraquecimento do organismo através da perda de sódio, potássio, cálcio, zinco, magnésio, vitaminas A e C e B.
ü  Possui relação direta com a doença fibroquística eventualmente precursora do tumor da mama.
ü  Pode causar o aparecimento de pólipos, verrugas, psoríases e outras afeções dermatológicas.
ü  Reduz a taxa de oxigenação dos neurónios.
ü  Provoca uma maior secreção de ácido clorídrico, causando irritações nas mucosas intestinais que causam colites e ulcerações, principalmente para quem sofre de gastrite.
ü  Sua ação é acidificante do sangue, propiciando o surgimento de leucorreias, cistites, colibaciloses e variados acessos fúngicos.









Sem comentários: