sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

Castelo Branco amanheceu assim (13/02/2012)

Já cheira a Primavera...mas tenho de publicar estas maravilhas da Natureza .
Aconteceu dia 13 de fevereiro em Castelo Branco , num jardim junto à rotunda Europa.























Flor-de-cerejeira

A Flor-de-cerejeira é muito do agrado das mulheres, significa beleza feminina, mas também beleza espiritual.
Os chineses consideram a flor um símbolo do amor e os japoneses dizem que simboliza a efemeridade da vida, uma vez que é uma flor que vive pouco tempo.

A flor de cerejeira é um símbolo tradicional na arte japonesa, e como conseqüência é caracterizada freqüentemente em tatuagens que retratam contextos orientais.

O florescer da árvore de cereja é a mais pura manifestação de beleza na cultura japonesa, entretanto a flor enfraquece rapidamente e é espalhada pelo vento.

A flor de cerejeira é uma lembrança de que a vida é passageira, e por isto, temos que viver o presente e apreciar todo momento se despertando, pois estes podem ser os nossos últimos momentos.



A cerejeira é originária da Ásia e considerada flor nacional do Japão desde a antiguidade.
 Os japoneses têm encontrado a beleza nas quedas das pétalas da flor de cerejeira, em vez da árvore florida.
As Sakuras( cerejeiras em flor) também foram o símbolo do exército japonês.

quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

❤.•*""*•.¸❤.•*""*•.¸❤.



Ás vezes sonho com  o impossível e depois dói....... 

Pensamento

 
"Plante uma semente e comece a regar somente com balsamos de seu amor. Abençoe as pessoas em pensamentos, por onde passar conversar com o coração. Tire suas flechas de ingratidão e devolva para o alvo em forma de perdão , e demonstrará aos céus o mais perfeito dom de gratidão . Sempre perdoe veja o perdão como o sol, que todo amanhecer nasce pra um novo renascer e jamais deixa de brilhar para você.... Perdão é um poder de fogo, é deus em seu coração. Quando perdoamos acendemos o que está apagado fazendo com que as pessoas acendam o que estava apagado ,e reabrindo as portas de maravilhosos horizontes inexplorados. Florescendo o mais belo amor plantado e regado com o balsamo do infinito amor .

Perdoe de olhos fechados olhando com os olhos de seu coração e colha de olhos abertos ."

Rhenan Carvalho

Tindersticks - Sweet Memory

A Árvore dos meus amigos

A ÁRVORE DOS MEUS AMIGOS
"Existem pessoas em nossas vidas que nos deixam felizes pelo simples fato de terem cruzado o nosso caminho. Algumas percorrem ao nosso lado, vendo muitas luas passarem, mas outras apenas vemos entre um passo e outro. A todas elas chamamos de amigo. Há muitos tipos de amigos.

...
Talvez cada folha de uma árvore caracterize um deles.

O primeiro que nasce do broto é o amigo pai e o amigo mãe. Mostram o que é ter vida.

Depois vem o amigo irmão, com quem dividimos o nosso espaço para que ele floresça como nós.

Passamos a conhecer toda a família de folhas, a qual respeitamos e desejamos o bem.

Mas o destino nos apresenta outros amigos, os quais não sabíamos que iam cruzar o nosso caminho. Muitos desses denominados amigos do peito, do coração. São sinceros, são verdadeiros. Sabem quando não estamos bem, sabem o que nos faz feliz...

Às vezes, um desses amigos do peito estala o nosso coração e então e chamado de amigo namorado. Esse dá brilho aos nossos olhos, música aos nossos lábios, pulos aos nossos pés.
 Mas também há aqueles amigos por um tempo, talvez umas férias ou mesmo um dia ou uma hora. Esses costumam colocar muitos sorrisos na nossa face, durante o tempo que estamos por perto.

Falando em perto, não podemos esquecer dos amigos distantes. Aqueles que ficam nas pontas dos galhos, mas que quando o vento sopra, sempre aparecem novamente entre uma folha e outra.

O tempo passa, o verão se vai, o outono se aproxima, e perdemos algumas de nossas folhas.
Algumas nascem num outro verão e outras permanecem por muitas estações.

Mas o que nos deixa mais feliz é que as que caíram continuam por perto, continuam alimentando a nossa raiz com alegria. Lembranças de momentos maravilhosos enquanto cruzavam com o nosso caminho.

Desejo a você, folha da minha árvore, Paz, Amor, Saúde, Sucesso, Prosperidade...
Hoje e Sempre... simplesmente porque: "Cada pessoa que passa em nossa vida é única. Sempre deixa um pouco de si e leva um pouco de nós. Há os que levaram muito, mas não há os que não deixaram nada. Esta é a maior responsabilidade de nossa vida e a prova evidente de que duas almas não se encontram por acaso". ( anónimo)

sábado, 18 de fevereiro de 2012

Lição de Vida

Toto-Africa

" Ubunto" Aprendamos com os africanos.

Um antropólogo estudava os usos e costumes de uma tribo na África, e porque ele estava sempre rodeado pelas crianças da tribo, decidiu fazer algo divertido entre elas; Conseguiu uma boa porção de doces na cidade e colocou todos os doces dentro de um cesto decorado com fita e outros adereços, e depois deixou o cesto debaixo de uma árvore.

Depois chamou as crianças e combinou a brincadeira: quando ele dissesse “já”, elas deveriam correr até aquela árvore e o primeiro que agarrasse o cesto, seria o vencedor e teria o direito de comer todos os doces sozinho.

As crianças posicionaram-se em linha, esperando pelo sinal combinado.

Quando ele disse “já!”, imediatamente todas as crianças deram as suas mãos, uns aos outros, e todos de uma vez, saíram correndo juntos em direção do cesto. Todas elas chegaram juntas e começaram a dividir os doces, e sentadas no chão, comeram os doces felizes.

O antropólogo foi ao encontro delas e indignado perguntou porque é que elas tinham ido todas juntas, quando só uma poderia ter tido o cesto inteiro.

Foi ai que elas responderam: - “UBUNTU!!!” “Como um só de nós poderia ficar feliz se todas as outras estivessem tristes?“

UBUNTU significa: - “EU SOU, PORQUE NÓS SOMOS!”



Às vezes pensamos que nós viemos para África para ensinarmos os africanos, quando, na verdade, nós temos muito a aprender com eles.

sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

Os caretos transmontanos



Em algumas zonas de Portugal nunca se perderam as origens mais remotas, como os Caretos de Podence  do Nordeste Transmontano e os de Lazarim na zona do Douro. Também os de Torres Vedras, Ovar e Sesimbra, continuam a ser fiéis às suas raízes e  outros espalhados pelo país.

A persistência das gentes destas regiões em não deixar perder a originalidade destes festejos é de louvar.

Admirável.
Gosto muito!!

O Carnaval

O Carnaval é uma festa que surgiu na Idade Média, quando a Semana Santa foi implantada pela Igreja Católica, junto com os 40 dias de jejum que antecedem a Quaresma. Por conta desse longo período de privação, o povo começou a criar festividades onde buscavam deleite e prazer extremos, comiam e bebiam muito e todas as restrições morais eram colocadas de lado. Os negócios eram suspensos e até os escravos ganham liberdade para fazer o que quisessem nesses dias. Assim, o carnaval se tornou uma grande festa de rua que se prolongava por vários dias.
O carnaval no mundo
Contudo, foi só no Renascimento que o carnaval começou a tomar formas mais parecidas com o carnaval que conhecemos hoje em dia e a essa festividade foram adicionadas os bailes de máscaras e os carros alegóricos. Como o período era de extrema riqueza na Europa, Paris se tornou a primeira capital do carnaval, onde as pessoas desfilavam suas fantasias e máscaras mais ricas e elaboradas. Foi da França que o carnaval migrou para o resto do mundo e hoje em dia vemos a herança visual do carnaval parisiense espalhada por várias outras manifestações no mundo.
Para mim este carnaval é fascinante.

Carnaval de Veneza

ADOROOOO

terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

Gary Moore - Gold Of The Blues - I Love You More Than You'll Ever Know


Lenços dos namorados

"Lenços dos namorados" ou "Lenços de pedidos"


 
Os "lenços dos namorados" ou "lenços de pedidos" tinham com objetivo a conquista do namorado. Depois de bordado o lenço ia ter às mãos do "namorado" ou "conversado" e dependia da atitude deste de usar publicamente ou não,  o início duma ligação amorosa.
Os lenços carregam consigo, por isso, os sentimentos amorosos duma rapariga em idade de casar, revelados através de variados símbolos amorosos como a fidelidade, a dedicação, a amizade.





Os lenços de namorados" constituíam  uma prova da declaração feita pela bordadeira ao seu namorado e na maior parte dos casos esta declaração era atendida e o conversado comprometia-se, também, publicamente nesta ligação usando o lenço por cima do seu casaco domingueiro, colocado ao pescoço com o nó voltado para a frente.
Caso a rapariga não fosse correspondida o lenço voltaria às suas mãos. Se o namorado trocasse de parceira fazia chegar à sua antiga pretendida o lenço, fazendo-o acompanhar de todos os objetos que daquela possuía: fotografias, cartas,etc.
O lenço no rapaz para além de ser usado por cima do casaco domingueiro podia, também, ser usado na aba do chapéu ou até mesmo na ponta do pau que era costume o rapaz trazer consigo. Quando eram utilizados pelas suas “donas” no seu trajo de festa, estes eram colocados do lado direito da cintura, deixando pender uma das pontas, dando assim à sua indumentária uma graciosidade particular.
 
Os lenços traduzem os mais variados sentimentos duma rapariga em idade de casar, quer manifestados através dos símbolos que se prendem com a fidelidade, símbolos religiosos que referem o acto específico do casamento, ou ainda através de quadras de gosto popular, que na maior parte dos casos denunciam a ignorância ortográfica da bordadeira, pois facilmente nos deparamos com erros ortográficos dos mais variados e que lhe dão uma caraterística especial e uma exuberante mostra de riqueza artesanal . Tudo era feito em função da fantasia das fantasias - o Amor .
A temática nestes lenços é muito variada.
 Desde: a representação dos símbolos relacionados com a temática das vindimas ,ao tema da emigração, traduzida não só nas quadras que o próprio lenço comporta, mas na utilização de símbolos com ela relacionados (o navio, a pomba que transporta uma carta, etc.), passando pela representação de símbolos ligados a crenças religioso-pagãs, como seja a representação da estrela de Salomão ,a estrela de cinco pontas, de duplo significado, ao mesmo tempo símbolo do homem e símbolo do diabo (besta), vista direita ou invertida respetivamente.
  


Ela é ao mesmo tempo o símbolo utilizado pelo povo contra qualquer maldição ou feitiçaria. Neste caso a defesa do amor encontrado contra qualquer maldição.
Noutros lenços toda a decoração parte dum canto do lenço e é a partir daí que se desenvolve.

Em todos porém o tema do amor está presente quer através da representação de corações quer da palavra amor neles bordada.

Alguns lenços chegam a possuir quadras que poderemos interpretar como amores  não correspondidos quer nos parecer que essas quadras são mais de provocação, dirigidas ao namorado e não propriamente casos de "amor impossível".








domingo, 12 de fevereiro de 2012

Whitney Houston - Homenagem

Era fã desta cantora. Ficará sempre.

The Gift - Les tulipes de mon jardin (the perfect you)

The Gift - Les tulipes de mon jardin
(the perfect you) 






A perfect girl, a perfect child
A perfect life, a perfect light
A perfect man, a perfect heart
The perfect skin, the perfect house

A perfect mom, a perfect dad
A perfect faith, a perfect land
A perfect team, a perfect show
A perfect song, a perfect poem

A perfect suit, a perfect tie
A perfect colour, a perfect mind
A perfect job, a perfect style
A perfect car, the perfect bank account

A perfect future, a perfect past
A perfect gift, never the last
A perfect note, a perfect voice
A perfect sound, a perfect vision

A perfect body, a perfect soul
A perfect plan, a perfect goal
The perfect rage, a perfect age
A perfect night, a perfect symphony
A perfect you, a perfect me
A perfect photo, a perfect tree
A perfect word, a perfect world
A perfect wedding
A perfect drug

A perfect value, a perfect friend
A perfect school, a perfect film
A perfect kiss, a perfect scream
A perfect dream, a perfect nightmare

A perfect death, a perfect loss
A perfect fear, the biggest cause
A perfect ghost, the solitude
A perfect start, the perfect end
How lucky you are
Now you can live

Linda esta canção.
Deliciem-se.....
e dedico a toda a gente que é Perfeita,
 hoje dia 12 de Fevereiro de 2012

Concerto de The Gift em CB

The GIFT

Foi um concerto excelente. Composto de duas partes distintas. A primeira com a apresentação do novo álbum "Primavera".
Adorei as sonoridades.



Uma das que gostei mais do álbum Primavera.


Primavera é a canção de lançamento do álbum.


A segunda parte do concerto foi uma explosão de cor, de som e de ritmo.

Fabuloso.
Adoro esta foto. Cores da India. Era o pano de fundo da 2º Parte do espetáculo.

The Gift
A Sónia estava linda! Com a sua barriguinha de 7 meses. Teve um excelente desempenho mesmo assim. Parabéns! Adorei também a ternura das palavras do Nuno. Envolveu muito bem o público.


Retrospetiva... Facil de entender que também gosto muito.


The Gift - Driving You Slow

sábado, 11 de fevereiro de 2012

4 Mãos e 1 Piano - WORBEY & FERRELL

WORBEY & FERRELL
4 Mãos e 1 Piano


Com quatro mãos num piano, Worbey and Farrell ,anteriormente conhecidos como Katzenjammer, são um duo de piano que marca pela diferença. Os membros deste duo são pianistas clássicos e compositores de música cómica. Kevin Farrell e Steven Worbey desenvolveram um estilo único, virtuoso e acrobático que apenas pode ser descrito como espectacular e divertido. 
 Para vermos a mestria das mãos deste duo é apresentado ao público a projecção das imagens  enquanto tocam num écran para que todos possam ver e maravilhar-se com rapidez e precisão dos pianistas. É fabuloso e espetacular o seu desempenho e o dominio deste instrumento. O piano para eles não tem segredos :))
 Através de uma atitude moderna num estilo clássico, conseguem surpreender o público com interpretações únicas de Liszt, inspirados por Tom & Jerry, de Tchaikovski e outros que farão rir o público com o “casamento perfeito” entre os clássicos ,as músicas de pub inglesas, tango, jazz. Surpreenderam -me ao tocar uma música espanhola, tocando notas no piano que pareciam acordes de viola. Um deles,prendia as teclas dentro do piano de cauda. Excelente.

Adorei




Ontem no Cine Teatro


10 razões para visitar Portugal

domingo, 5 de fevereiro de 2012

Filme Os descendentes

Os Descendentes


Fui ver o filme hoje. Gostei.
 
"Os Descendentes" é um bonito filme, que tanto nos consegue fazer sorrir como chorar, sem cair no lugar-comum de um drama familiar problemático, à beira do abismo, mas que se salva antes mesmo de cair nele.
Com um paraíso tropical como pano de fundo, o filme também se presta a mostrar um Havaí diferente do paraíso dos resorts de luxo que sempre se vê nos filmes e séries.
O filme comove o público com a história de um homem em busca de um recomeço após uma série de acontecimentos que mudarão sua vida e a de sua família para sempre.
Matt King , é um homem com muitas decisões nas mãos. Vive no Havaí, sustenta sua família com seu trabalho de advogado. Ele e seus primos herdaram de seus ancestrais centenas de hectares de terras que um dia pertenceram à realeza havaiana. Mas enquanto a maioria dos primos  não trabalha, vivendo apenas desta renda, Matt é o responsável legal por gerir tudo o que sobrou do espólio.
Contudo,a situação dele não é tão boa como parece: a mulher nas vésperas de ele, fechar o negócio da herança, a mulher sofre um acidente de barco e entra em coma.
 Ele não consegue  entender-se  com suas duas filhas. O relacionamento com as duas  é péssimo. Não sabe ser mãe e acaba muitas vezes não sendo pai e acaba descobrindo que a mulher estava tinha um caso extra-conjugal.
A forma como os fatos são apresentados fazem o público também parar para pensar no seu próprio dia-a-dia. Fidelidade, dinheiro, paternidade, relacionamentos, sentimento de culpa, tudo isso é colocado em xeque de uma forma discreta, mas bastante eficaz. Por tudo isso, Os Descendentes é um dos candidatos  ao Oscar deste ano.
George Clooney tem uma atuação muito boa. Os críticos de todo o mundo elogiaram-no. Com esse personagem bastante real, comove e transporta o espectador para dentro da tela. Tem uma cena que é merecedora do Oscar, a despedida à esposa na cama do hospital.


sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012

O Amor, Meu Amor de Mia Couto


O Amor, Meu Amor
Nosso amor é impuro
como impura é a luz e a água
e tudo quanto nasce
e vive além do tempo.

Minhas pernas são água,
as tuas são luz
e dão a volta ao universo
quando se enlaçam
até se tornarem deserto e escuro.
E eu sofro de te abraçar
depois de te abraçar para não sofrer.

E toco-te
para deixares de ter corpo
e o meu corpo nasce
quando se extingue no teu.

E respiro em ti
para me sufocar
e espreito em tua claridade
para me cegar,
meu Sol vertido em Lua,
minha noite alvorecida.

Tu me bebes
e eu me converto na tua sede.
Meus lábios mordem,
meus dentes beijam,
minha pele te veste
e ficas ainda mais despida.

Pudesse eu ser tu
E em tua saudade ser a minha própria espera.

Mas eu deito-me em teu leito
Quando apenas queria dormir em ti.

E sonho-te
Quando ansiava ser um sonho teu.

E levito, voo de semente,
para em mim mesmo te plantar
menos que flor: simples perfume,
lembrança de pétala sem chão onde tombar.

Teus olhos inundando os meus
e a minha vida, já sem leito,
vai galgando margens
até tudo ser mar.
Esse mar que só há depois do mar.
Mia Couto, in "idades cidades divindades"

A Marrabenta Moderna

Moçambique Africa Portuguesa - Marrabenta

História da dança moçambicana Marrabenta.( fui ao baú :)))))

Moçambique

Tinha de mostrar imagens de Moçambique e onde fui FELIZ até aos 15 anos.
Saudades.....
das praias... das cores...dos cheiros... do ritmo...
dos amigos..

Paulo Flores

Paulo Flores nasceu em Angola, em 1972. É um dos cantores mais populares deste país. Começou como cantor Kizomba, lançou o seu primeiro álbum em 1988.
Canta semba  um dos estilos musicais angolanos mais populares. A palavra semba significa umbigada  em quimbundo (língua de Angola).
 A umbigada é  uma dança angolana do interior caracterizada por movimentos que implicam o encontro do corpo do homem com o da mulher: o cavalheiro segura a senhora pela cintura e puxa-a para si provocando um choque entre os dois (semba), explicação dada pelo cantor Carlos Burity.
Jomo explica que o semba (género musical), actual é resultado de um processo complexo de fusão e transposição, sobretudo da guitarra, de segmentos rítmicos diversos, assentes fundamentalmente na percussão, o elemento base das culturas africanas.

Angola

Imagens lindas da minha terra Natal - ANGOLA.
Som lindo.

Musica Africana.... som bommm para este frio....

quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

Xutos & Pontapes ♫♫Perfeito Vazio♫♫

Aqui estou eu
Sou uma folha de papel vazia
Pequenas coisas
Pequenos pontos
Vão me mostrando o caminho

Às vezes aqui faz frio
Às vezes eu fico imóvel
Pairando no Vazio
As vezes aqui faz frio

Sei que me esperas
Não sei se vou lá chegar
Tenho coisas p'ra fazer
Tenho vidas para a acompanhar

Às vezes lá faz mais frio
Às vezes eu fico imóvel
Pairando no vazio
No perfeito vazio
Às vezes lá faz mais frio

(lá fora faz tanto frio)

Bem-vindos a minha casa
Ao meu lar mais profundo
De onde saio por vezes
Para conquistar o mundo

Às vezes tu tens mais frio
Às vezes eu fico imóvel
Pairando no vazio
No perfeito vazio
Às vezes lá faz mais frio
No teu peito vazio