terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

Lenços dos namorados

"Lenços dos namorados" ou "Lenços de pedidos"


 
Os "lenços dos namorados" ou "lenços de pedidos" tinham com objetivo a conquista do namorado. Depois de bordado o lenço ia ter às mãos do "namorado" ou "conversado" e dependia da atitude deste de usar publicamente ou não,  o início duma ligação amorosa.
Os lenços carregam consigo, por isso, os sentimentos amorosos duma rapariga em idade de casar, revelados através de variados símbolos amorosos como a fidelidade, a dedicação, a amizade.





Os lenços de namorados" constituíam  uma prova da declaração feita pela bordadeira ao seu namorado e na maior parte dos casos esta declaração era atendida e o conversado comprometia-se, também, publicamente nesta ligação usando o lenço por cima do seu casaco domingueiro, colocado ao pescoço com o nó voltado para a frente.
Caso a rapariga não fosse correspondida o lenço voltaria às suas mãos. Se o namorado trocasse de parceira fazia chegar à sua antiga pretendida o lenço, fazendo-o acompanhar de todos os objetos que daquela possuía: fotografias, cartas,etc.
O lenço no rapaz para além de ser usado por cima do casaco domingueiro podia, também, ser usado na aba do chapéu ou até mesmo na ponta do pau que era costume o rapaz trazer consigo. Quando eram utilizados pelas suas “donas” no seu trajo de festa, estes eram colocados do lado direito da cintura, deixando pender uma das pontas, dando assim à sua indumentária uma graciosidade particular.
 
Os lenços traduzem os mais variados sentimentos duma rapariga em idade de casar, quer manifestados através dos símbolos que se prendem com a fidelidade, símbolos religiosos que referem o acto específico do casamento, ou ainda através de quadras de gosto popular, que na maior parte dos casos denunciam a ignorância ortográfica da bordadeira, pois facilmente nos deparamos com erros ortográficos dos mais variados e que lhe dão uma caraterística especial e uma exuberante mostra de riqueza artesanal . Tudo era feito em função da fantasia das fantasias - o Amor .
A temática nestes lenços é muito variada.
 Desde: a representação dos símbolos relacionados com a temática das vindimas ,ao tema da emigração, traduzida não só nas quadras que o próprio lenço comporta, mas na utilização de símbolos com ela relacionados (o navio, a pomba que transporta uma carta, etc.), passando pela representação de símbolos ligados a crenças religioso-pagãs, como seja a representação da estrela de Salomão ,a estrela de cinco pontas, de duplo significado, ao mesmo tempo símbolo do homem e símbolo do diabo (besta), vista direita ou invertida respetivamente.
  


Ela é ao mesmo tempo o símbolo utilizado pelo povo contra qualquer maldição ou feitiçaria. Neste caso a defesa do amor encontrado contra qualquer maldição.
Noutros lenços toda a decoração parte dum canto do lenço e é a partir daí que se desenvolve.

Em todos porém o tema do amor está presente quer através da representação de corações quer da palavra amor neles bordada.

Alguns lenços chegam a possuir quadras que poderemos interpretar como amores  não correspondidos quer nos parecer que essas quadras são mais de provocação, dirigidas ao namorado e não propriamente casos de "amor impossível".








Sem comentários: